Coronavírus a quanto obrigas …

Coronavírus a quanto obrigas …

27/11/2020

A situação e conjuntura atual da pandemia “empurrou” muitas empresas para a digitalização dos processos, controlos e monitorização remota, trabalho à distância, e se em muitas das empresas este processo é mais natural,  como em empresas de IT, Web Developing, para outras empresas este processo torna-se muito mais difícil e em alguns caso podemos afirmar com convicção que é impossível a sua implementação, aqui estamos a falar de empresas  onde a sua atividade principal é a  interação com o público, armazéns de expedição de encomendas, empresas com áreas ligadas aos serviços que requerem em quase 100% a presença do homem.

Mas esta mudança, como em todas as mudanças existem muitos fatores positivos

O crescimento exponencial desta nova era digital abre porta a novos horizontes e possibilidades.

Muito se tem falado sobre a era digital e sua influência na sociedade, mas essa realidade chegou mais cedo do que se esperava. Não sei se já se apercebeu, mas está mais perto de si neste momento.

Silenciosa, e dedicada esta nova realidade acompanha-nos durante todo o nosso dia, desde que acordamos até à hora de nos deitarmos.

Estabelecem-se diversas ligações que nos conduzem a um cem número de informações, onde não existe limite nem zona geográfica, o mundo é um só, o que possibilita a otimização do nosso tempo e é um facilitador do nosso trabalho.

Possibilita também a inovação disruptiva e o uso das tecnologias como a inteligência artificial, internet e o uso da cloud.

No mundo dos negócios a forma de negociar também sofre diversas alterações, as interações são mais fortes e mais bem segmentadas e a informação flui a uma grande velocidade.

 Mas como em tudo na vida, existem novos problemas que advém deste processo.

A empresa de cibersegurança McAfee vê o COVID-19 como o grande responsável de ataques cibernéticos sendo por isso o causador de diversos problemas de segurança das redes, tendo-se verificado um aumento de ciberataques na ordem dos 605% no segundo trimestre de 2020, fortemente influenciado por um novo Malware despoletado pela simples abertura de um ficheiro de texto Word.

Relatórios da McAfee mostram que o ano de 2020 trouxe um acréscimo de incidentes informáticos na ordem de 22% no primeiro trimestre de 2020 comparativamente com o quarto trimestre de 2019, sendo que esta tendência tem subido fortemente durante o segundo trimestre de 2020 o que traduz uma média de 419 ameaças por minuto no segundo semestre  de 2020 (+12% do que no período homologo).

É importante evoluir

Toda a evolução está ligada à saída da nossa zona de conforto.

É importante reconhecer que nem tudo acontece da forma como imaginamos, pensamos ou planeamos as nossas tarefas.

O momento atual obrigou as empresas a parar, a reaprender e repensar em novas formas de trabalho e relacionamento interpessoal, facto que para muitas empresas essas mudanças tiveram um cariz positivo, tornou-as mais pró-activas, mais focadas com os seus objetivos de produtividade e notoriedade, mais atualizadas com a utilização das novas tecnologias, enfim, adequadas ao momento presente.

Os benefícios destas otimizações internas são fantásticos, mas temos de ter muito cuidado e estarmos muito atentos aos riscos que corremos, assim aconselhamos à criação de mecanismos de segurança que nos protejam neste novo mundo que estamos a explorar.

 

Obrigado e stay safe.

Rui Guerra