Covid-19 a incerteza que nos faz despertar

Covid-19 a incerteza que nos faz despertar

10/09/2020

Hoje o planeta Terra está a vivenciar uma nova forma de saber ser, saber estar com a pandemia da Covid-19. É como se da noite para o dia tivéssemos nascido de novo, despertado para uma nova consciência. Reaprender, reajustar, reinventar todos os ensinamentos passados. Criatividade e inovação duas palavras que ganharam uma força nunca até então alcançadas e com uma forte presença no nosso dia a dia na constante procura de respostas que ajudem a encontrar o equilíbrio na busca de uma melhor qualidade de vida!

Enquanto o homem na sua incessante procura de soluções para dar resposta às inúmeras questões levantadas sobre a propagação da doença, o trabalho árduo de todos os laboratórios na pesquisa e desenvolvimento de uma vacina ou o desenvolvimento de um medicamento que proteja a população, o nosso blog de hoje foca-se na prevenção e na manutenção adequada e consistente dos espaços e dos equipamentos.

Segundo dados revelados pela DGS e de tantas outras noticias que já foram publicadas sobre este tema, a transmissão pode ser feita por via direta através de gotículas expelidas pelo nariz ou boca ou por via indireta através das mãos após  estas terem tocado numa  superfície que se encontre contaminada, desde um simples copo até um equipamento mais sofisticado, e mais recentemente também se levanta a hipótese de ser transmitida pelo ar.

Caso não se adotem medidas de limpeza e higienização dos espaços e dos equipamentos com regularidade o vírus permanecerá ativo nas superfícies por períodos mais longos.

Por regra, só nos lembramos de determinadas coisas quando algo de diferente acontece, e é essa a realidade que vivemos hoje, e como tal o sentimento de responsabilidade pela nossa saúde e pela saúde de quem nos rodeia é cada vez mais acrescida.

Então, como nos podemos ajudar a nós e aos outros na prevenção desta doença?

Com o início da abertura de um novo ano letivo, com o regresso ao trabalho normal de muitas atividades comerciais umas  em regime de teletrabalho e outras em regime de layoff , estas ações  implicam um elevado crescimento de circulação de pessoas, assim como existe outro fator, este de cariz natural não tão menos importante relacionado com  a chegada das estações mais frias onde as oscilações térmicas são uma constante levando o homem a uma maior exposição a todo o  tipo de microrganismos que,  de uma qualquer forma afetam a saúde de todos.

Torna-se claro que, para além das medidas já adotadas tais como as alterações dos layouts dos vários espaços por forma a garantir o afastamento social recomendado pelas entidades competentes, o desenho de novos caminhos para evitar o contacto próximo entre pessoas, a avaliação de risco de postos de trabalho,  para além do uso de máscara,  viseira, desinfeção das mãos com os diversos gel-álcool, álcool ou simplesmente uma lavagem de mão com sabão,  não são por si só  suficientes para que consigamos estar protegidos  deste nosso inimigo invisível  cujo nome pode tomar varias formas, coronavírus ou o vírus SARS-CoV-2.

A Morgado & Ca., S.A. em parceria com a Beghelli lançou no mercado o novo higienizador de ar, o SanificaAria que, pelas suas especificidades, se enquadra no controlo da atual pandemia de COVID-19. Proteja o seu ambiente e promova a segurança de terceiros!.

Graças a sua tecnologia UvOxy® este produto confere um cariz inovador, por um lado consegue garantir a higienização do ambiente e por outro evitar a formação de ozono permitindo desta forma a presença de pessoas durante o seu funcionamento e tornando-o absolutamente seguro para a saúde, com a vantagem de ser silencioso e estar preparado para funcionamento contínuo, tornando-se assim um aliado indispensável para a qualidade de vida.

A criação deste novo equipamento não foi desenvolvida com vista a eliminar somente o SARS-CoV-2, mas sim pensada muito mais à frente, como um produto muito mais abrangente e capaz de eliminar 99,9% dos microrganismos.

A higienização pode ser feita de forma direta ou indireta. No caso do SanificaAria este equipamento foi projetado para ser feita de forma indireta, fazendo passar o ar pela radiação UV-C, desta maneira nunca entra em contacto com as pessoas, por isso é tão importante que este tipo de produto seja feito por quem sabe.

A luz é o elemento necessário ao SanificaAria e a Beghelli utiliza-a há anos para proporcionar segurança e conforto às pessoas.

Aqui ficam algumas recomendações que achamos pertinente partilhar:

  • Lavar as mãos com regularidade (água e sabão) ou com solução à base de álcool a 70◦;
  • Use máscara facial e/ou viseira;
  • Tape o nariz e a boca sempre que espirrar com o antebraço ou com um lenço de papel e depois deite-o fora;
  • Evite levar as mãos à cara;
  • Evite partilhar objetos pessoais, tais como o telemóvel;
  • Mantenha o distanciamento social sempre que seja possível de pelo menos 2m em espaços fechados ou abertos;
  • Areje normalmente os espaços fechados abrindo as janelas, portas que permitam a renovação do ar;
  • Limpe e desinfete todas as áreas com regularidade, pelo menos 2 a 3 vezes ao dia;
  • Limpeza de écrans, teclados, ratos, telemóveis, tablets com um desinfetante à base de álcool para uma rápida secagem;
  • Manutenção regular de todos os equipamentos de ar condicionado, filtros e afins;
  • Higienize 24/24 horas a área onde se encontra com o higienizador de ar SanificaAria.

Ao se proteger a si e a toda a sua família está a ajudar na erradicação da doença.

Mantenha uma mente limpa e forte, mantenha-se seguro!

Fiquem Bem!

Paula Pinho

Paula Pinho