Lançamento Morgado Blog

Lançamento Morgado Blog

22/04/2020

Caros Parceiros,

Hoje estamos a assistir na primeira pessoa a uma série de mudanças na vida de cada um e por consequente na vida das organizações. Mas isto não é sinonimo de estagnação ou de adormecimento, muito pelo contrário, é altura de unirmos todas as energias, esforços e experiências a que o Grupo Morgado & Ca não ficou alheio e para o efeito criou este novo canal que tem por nome Morgado Blog, com o intuito de estar mais perto de Si.

Aqui, estaremos presentes semanalmente com temas que esperamos sejam do interesse de todos e ao mesmo tempo que sejam de ajuda na tomada de decisão e também possam contribuir para o esclarecimento e ajuda no vosso dia a dia.

Assim é com muito apreço e como forma de lançamento partilhamos convosco entrevista com o nosso Presidente do Conselho da Administração Sr. Dr. Carlos Filipe Morgado.

 

- A Morgado & Ca este ano completou 43 anos de existência, desde quando o Dr. Filipe Morgado está envolvido diretamente com a empresa?

Apesar de ter estado sempre a acompanhar a evolução da empresa, iniciei as minhas funções em maio de 2002 na Morgado & Ca, perfazendo assim quase 18 anos de envolvimento direto com a empresa.

 

- Neste período quais as mudanças que mais sentiu no mercado de materiais elétricos como um todo?

Para Dr. Filipe Morgado, estes últimos 20 anos foram bastante pródigos em alterações sentidas no mercado de uma forma geral. No entanto, penso que devo privilegiar as alterações ao nível das tecnologias nas diferentes áreas de soluções existentes no mercado ao longo deste período.

A introdução do LED, por exemplo, na iluminação foi uma evolução fantástica que criou uma série de novas oportunidades, para todos aqueles que atuam neste mercado, e criou uma série de desafios a todos os players, que tiveram de repensar todos os seus conhecimentos nesta área.

O aparecimento de tecnologias que permitem a digitalização de processos industriais de forma mais profunda e controlada, por exemplo mais recentemente com a introdução da Inteligência Artificial, provocou um maior controlo das operações das empresas e uma diminuição de custos assinalável. No entanto, e graças a estas novas tecnologias temos hoje soluções mais inovadoras e com grandes vantagens para o utilizador final.

Ao nível do mercado destacaria o aparecimento, e o reforço da sua importância ao longo dos últimos anos, dos estabelecimentos de DIY que acabaram por interferir com a cadeia de mercado existente e provocaram algumas alterações e reajustes ao mesmo.

Todas estas alterações foram desafios para todas as organizações e obrigaram a grandes alterações, seja de processos e organização seja ao nível do conhecimento e formas de atuação.

 

- Hoje a empresa é referência na distribuição de materiais elétricos, principalmente quando falamos da construção civil, a que fatores credita este sucesso?

Este sucesso foi sendo construído ao longo destes 43 anos através de valores e crenças imutáveis e que caraterizam a Morgado & Ca. O cliente é, será e sempre foi o foco desta organização diz Dr. Filipe Morgado.

E acrescenta, uma das maiores caraterísticas da empresa, é a proximidade com o seu cliente de forma a que possa existir um acompanhamento permanente, através de uma equipa de profissionais de grande qualidade e enormemente motivados, capaz de satisfazer, ou superar, todas as suas necessidades.

Para além deste fator, temos de salientar as parcerias internacionais realizadas com marcas de renome mundial em que a qualidade dos seus produtos é algo inquestionável. Estas parcerias permitiram-nos também apresentar aos nossos clientes as soluções mais inovadoras e que podem gerar mais valias para os nossos clientes.

Ao unir estes dois pontos atingimos uma relação de qualidade de serviço vs solução produto excecional, e valorizada pelo mercado.

 

- Para o futuro, quais as grandes mudanças que acredita que podem ocorrer no mercado de materiais elétricos?

Hoje, as alterações de mercado e de tecnologia são extremamente rápidas e assertivas, pelo que falamos sempre num futuro mais próximo, sendo cada vez mais difícil projetar o futuro a longo prazo.

Penso que iremos assistir nos próximos anos a uma intensificação generalizada da digitalização das empresas e da procura por soluções de eficiência energética, ou mesmo de “Green Energy”. Este será sem dúvida o foco para o qual teremos de estar muito atentos nos próximos anos.

A área Industrial é já um exemplo claro destes fatores através da intensificação da utilização da Inteligência Artificial para a inovação de processos. Este será certamente o caminho que irão continuar a percorrer.

O foco do nosso cliente e do utilizador final está a mudar ao longo dos anos e teremos de ser capazes de satisfazer essas novas necessidades através de soluções cada vez mais inovadoras e que permitam aumentar a economia de energia, a flexibilidade e o conforto dos utilizadores.

 

 - E seguindo a linha da pergunta anterior, quais serão as grandes apostas da empresa para o futuro? Que os tipos de produtos/soluções/serviços a empresa fará seus maiores investimentos?

Como referi anteriormente iremos continuar a procura por novas soluções inovadoras para apresentar aos nossos parceiros.

Estamos já a investir na área digital, no sentido de poder oferecer aos nossos parceiros uma ferramenta capaz de simplificar os seus processos internos e de contacto com a Morgado & Ca, e que iremos iniciar a sua apresentação, faseada, dentro de algumas semanas.

Sempre com o apoio dos nossos parceiros internacionais, estamos também, a preparar o lançamento de algumas novidades nas soluções de automação industrial, building automation e domótica residencial.

Continuaremos ainda a investir na área da Logística de forma a que possamos aumentar o impacto deste serviço nos nossos clientes, flexibilizando assim os seus processos internos.

 

- Sabemos que as empresas estão mais preocupadas e investem cada vez mais na questão da eficiência energética, hoje a Morgado & Ca tem um bom portefólio de produtos/soluções que ajudem seus clientes nessas questões?

A Morgado & Ca dispõe hoje de várias soluções para a eficiência energética através de parcerias internacionais realizadas. No entanto aquilo em que estamos a investir é na possibilidade de apresentar ao nosso parceiro uma solução completa, conjugando os vários produtos para esta área numa única solução.

Marcas como a Wago, Vimar, Beghelli ou Performance In Lighting, entre outras, garantem o sucesso das várias soluções que podemos apresentar.

 

- Nos últimos anos notou-se um grande investimento de empresas europeias em parques industriais em Portugal. Acredita que essa tendência irá se manter para os próximos anos? E a que se deve isto?

Portugal é, sem dúvida, um país com grande atratividade de investimento estrangeiro. Se efetuarmos uma comparação rápida com outros países europeus percebemos que podemos realizar investimentos a nível nacional usufruindo de uma enorme qualidade técnica dos recursos humanos a um custo inferior. Temos assistido, a uma grande escassez de profissionais técnicos disponíveis no mercado devido à intensificação da presença de grandes grupos no nosso país que assumem a maior parte destes recursos.

No entanto e devido à situação que estamos a viver penso que nos próximos anos este investimento irá diminuir um pouco, não devido à questão da atratividade do país, mas devido à diminuição de investimentos a nível global.

 

- O turismo nos últimos anos tem vindo a atingir recordes em Portugal, com isso houve um crescimento muito grande no investimento em áreas como hotelaria, centros comerciais, restauração. O turismo em alta em Portugal impacta diretamente com o mercado de material elétrico? Porque?

O turismo tem sido uma área de extrema importância para o mercado elétrico nacional. A construção de infraestruturas relacionadas com o turismo envolve um investimento no estudo técnico de soluções de energia de extrema importância. Como referido anteriormente a eficiência energética é fundamental no estudo destes investimentos já que a energia representa cerca de 20% ou mais, de acordo com os últimos estudos, dos seus custos. Assim o mercado tem de responder a este desafio através da melhoria constante das soluções para este setor.

A Morgado & Ca tem investido fortemente na área da inovação apresentando hoje soluções capazes de responder a qualquer necessidade de projeto.

No entanto penso que este mercado irá ter um agravamento económico importante nos próximos anos, devido à situação que vivemos, e por isso existirão menos investimentos nesta área.

 

- Para finalizar, estamos a atravessar um período muito delicado e diferente na nossa história, que mensagem o Dr. Filipe Morgado gostaria de deixar para quem está a ler essa entrevista?

Este é sem dúvida um momento desafiante e cujas implicações nunca foram experienciadas na nossa história. No entanto devo dizer que este, é também, um momento repleto de oportunidades para todos e, certamente, nada será igual no futuro.

Assim, é agora o momento de todas as organizações realizarem um momento de introspeção e repensarem processos e formas de trabalho, organização interna, bem como a melhoria das ferramentas para garantir uma maior proximidade aos seus clientes. A digitalização sempre esteve presente, mas hoje, mais do que nunca, temos uma grande oportunidade de a tornar uma realidade e aproveitar todas as suas vantagens, aumentando assim a relação presencial e as mais valias geradas para os nossos parceiros.

Na Morgado & Ca, estamos claramente a preparar uma série de mudanças diferenciadoras que serão repercutidas num futuro próximo na relação com todos os nossos parceiros. Procuramos sempre olhar para o futuro sob um prisma positivo e procurar de forma incessante a melhoria continua dos nossos serviços.

Obrigada

Fique seguro!

Grupo Morgado & Ca