A importância do fornecedor em tempos de incerteza. Confiança como factor decisivo na escolha do parceiro de negócio

A importância do fornecedor em tempos de incerteza. Confiança como factor decisivo na escolha do parceiro de negócio

28/10/2020

Num mercado extremamente concorrencial, a selecção dos fornecedores ganha um significado especial no sucesso de cada empresa ou negócio. Escolher os fornecedores adequados à necessidade de cada negócio ou actividade é vital para assegurar a resposta atempada, ao melhor preço e com a qualidade desejada às solicitações dos clientes.

Se a seleção de fornecedores sempre foi primordial, nunca como na atualidade ela se revestiu de importância capital. No cenário atual, é muito difícil garantir uma operação de excelência — eficaz em entregar um valor superior para os clientes — sem apoio e envolvimento de parceiros que assegurem o fornecimento mesmo quando a qualquer momento podem surgir constrangimentos inesperados.

Confiança

A selecção de fornecedores não é apenas um processo que termina com a escolha do melhor preço, é o processo de selecção daqueles que, entre todos os fornecedores, podem garantir a melhor resposta de acordo com vários critérios.

Esses critérios podem variar de acordo com a posição na cadeia de valor, dentro das várias tipologias de negócio e, claro, de empresa para empresa, mas em todos os casos há um denominador comum que deve informar a decisão: a confiança no fornecedor - confiança na qualidade dos produtos, confiança que não há rupturas no fornecimento, que a entrega é atempada, que o apoio ao nível de projecto, técnico e comercial é presente e contínuo, que há uma solução para a necessidade do momento.

Garantir tudo isto passa, do lado do fornecedor, por uma estrutura robusta e ágil, o que exige maturidade e solidez financeira, que se traduzem na existência recursos humanos e inventário capazes de responder às exigências dos clientes, sejam armazenistas, retalhistas ou cliente final.

A Morgado & Companhia

O que pode então garantir a Morgado & Companhia para merecer a confiança dos seus clientes?

  • Fiabilidade – sabemos que uma falha nossa é uma falha do nosso cliente. Dessa forma, tentamos garantir que toda a estrutura, da Administração ao Armazém, passando pelos departamentos de projecto, comercial, e apoio técnico, está coordenada para minimizar falhas e resolver de forma célere qualquer percalço que possa acontecer.
  • Qualidade – a qualidade dos produtos necessita de ser consistente. Maus produtos implicam clientes descontentes e isto refletir-se-á sempre na imagem do vendedor e menos na do fornecedor. Escolher produtos que garantam menos reclamações será, a prazo, factor determinante na fidelização do cliente final. O portefólio da Morgado é, por isso, constituído por marcas e produtos que são reconhecidos no mercado como de qualidade superior. Da iluminação à automação, todos os nossos produtos são referências no mercado.
  • “Value for money” – o preço mais baixo não é, na maioria das vezes, a melhor proposta de valor. Quando se pretende fiabilidade e qualidade por parte dos fornecedores, a decisão passará sempre por decidir quanto se está disposto a pagar e o equilíbrio entre preço, fiabilidade, qualidade e serviço. Com isto em vista, na Morgado garantimos sempre a melhor proposta de valor.
  • Serviço forte e comunicação clara – as entregas atempadas são essenciais e a Morgado organiza-se no sentido de responder aos pedidos de forma célere. Da mesma forma, o acompanhamento e a comunicação regular permite-nos perceber e descobrir as necessidades dos clientes e as várias formas de prestar o melhor serviço possível.
  • Segurança financeira - a capacidade de tesouraria é importante de forma a poder garantir aos nossos clientes o que eles necessitam e quando o necessitam.

Mais do que um fornecedor, um parceiro - uma relação forte beneficia fornecedor e cliente. Na Morgado reconhecemos a importância dos nossos clientes e por isso fazemos todos os esforços de forma a providenciar o melhor serviço possível. Na Morgado cada cliente é um Parceiro de Negócios, numa relação que só assim pode assegurar o benefício mútuo.

Com mais de 40 anos de história, a Morgado & Companhia cresceu e consolidou-se como uma empresa de referência no seu mercado. Ao longo destas décadas, a construção de parcerias com os clientes assentou na confiança que estes depositaram em nós e na garantia que, qualquer que seja a circunstância ou conjuntura, a Morgado consegue sempre evoluir e inovar de forma a responder às solicitações do mercado.

Os tempos são de incerteza; a pandemia é uma prova de fogo, um teste de stress. Para a Morgado é apenas mais um desafio, como muitos outros na sua história. O que sabemos é que, como das outras vezes, sairemos mais fortes no final – nós e os nossos Parceiros.

Fiquem bem e em Segurança!

 

 

Eduardo Maximino