Porque é tão importante para as empresas a certificação de qualidade e quais os seus benefícios?

Porque é tão importante para as empresas a certificação de qualidade e quais os seus benefícios?

17/12/2020

Qualidade é fácil de reconhecer, mas se a quisermos definir teremos muita dificuldade.

A Certificação da Qualidade aumenta a reputação e credibilidade das empresas. Hoje constitui uma bandeira, sendo por isso um dos fatores mais importantes para a abertura de mercados para as empresas.

Embora a qualidade seja subjetiva, complexa e multifacetada é cada vez mais imprescindível para a sobrevivência das organizações, sendo por isso um fator de competitividade.

Quando nos referimos a um produto como sendo de qualidade, significa que este cumpre as suas funções conforme esperávamos que o fizesse. Um produto / serviço tem qualidade se vai ao encontro ou supera as nossas expectativas.

Hoje a qualidade tem um papel cada vez maior para as empresas e é considerada como um dos principais objetivos numa organização de sucesso, contudo, o conceito varia segundo o tipo de público para quem se destina.

Pela visão do produtor, ou seja, ao nível da produção, qualidade pode definir-se como garantia das especificações definidas a nível operacional. Usam-se padrões de qualidade específicos e a qualidade é melhorada à medida que esses padrões vão sendo atingidos, admitindo valores de tolerância pré-definidos.

Pelo ponto de vista do consumidor / cliente a qualidade de um produto / serviço é definida numa base da sua utilidade. Pode associar-se ao valor acrescentado ou ser função do desempenho do produto face aos objetivos para o qual foi adquirido, dependendo do grau com que este satisfaz as necessidades e expectativas do comprador.

A evolução tecnológica teve como consequência vivermos atualmente numa sociedade globalizada, o que para muitas empresas foi uma alavancagem para as relações internacionais, em que o valor deixou de se centrar nos bens materiais para se centrar na informação. Cada vez mais as propostas de valor são menos suportadas pelas características físicas dos produtos e mais nos serviços.

As empresas tem uma capacidade crescente de aprendizagem que integram, desenvolvem e transformam o conhecimento em soluções tecnológicas, colocando à disposição do mercado uma gama alargada de possibilidades de personalização de bens e serviços, muitas vezes passíveis graças aos sistemas de produção inteligente e à envolvência das pessoas na melhoria dos processos.

As linhas de força onde se assenta a qualidade são: a globalização / inovação / criatividade / mudança / outsourcing / sofisticação do consumo / criação de valor /gestão de recursos / redução de custos / maior competitividade. Para além destas linhas de força mencionadas também deveremos ter em conta os seguintes fatores:

  • Alterações climáticas;
  • Estabelecimento de uma rede de alianças a nível mundial capaz de reduzir as diferenças sociais e económicas;
  • Utilização adequada das tecnologias possibilitando o equilíbrio entre a necessidade do desenvolvimento económico e um ambiente sustentável.

No que toca aos benefícios da certificação de qualidade passamos a enumerar alguns dos que pensamos ser dos mais relevantes na tomada de decisão:

  • Aumenta a satisfação do cliente
  • Melhora no relacionamento entre a organização e seus clientes
  • Evita os erros e os desperdícios
  • Redução de custos
  • Garante a qualidade dos produtos e dos serviços
  • Garante boa tomada de decisão
  • Cria uma cultura de melhoria continua
  • Envolve os colaboradores
  • Confere credibilidade
  • Reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho
  • Torna uma empresa mais competitiva.

Independentemente dos fatores indicados, enumeramos um conjunto de fatores críticos de sucesso para as organizações:

1 – O futuro exigirá da qualidade uma abordagem sistémica e integrada, como única forma de lidar com crescente complexidade dos negócios e do mundo em geral;

2 – Rapidez é uma competência relevante para as organizações, a vários níveis desde o lançamento de novos produtos, na mudança, na adaptação, ação;

3 – Capacidade de antecipação das organizações, permite potenciar a rapidez e torna-se numa vantagem competitiva;

4 – Propostas de valor são cada vez mais avaliadas na perspetiva do cliente e necessariamente medidas em termos financeiros, pelo que qualquer processo que não acrescente valor deverá ser minimizado ou eliminado;

5 – Qualidade transformação numa medida holística do desempenho do sistema, envolvendo as dimensões custo, tempo e desempenho dos requisitos;

6 -  As organizações devem comprometer-se e responsabilizar-se pela construção de um mundo sustentável, a qualidade deverá ser estratégica  não apenas tática, assentada numa ótica de excelência organizacional.

Fiquem bem!

Ricardo Porto