Um edifício inteligente deve ter um valor acrescentado explícito para o utilizador.
As funcionalidades vão desde o controle de acesso à gestão de ativos como iluminação, ar-condicionado e persianas, com o objetivo de proporcionar maior conforto aos utilizadores, melhorar a disponibilidade minimizando manutenções, economizar recursos naturais e consequentemente financeiros.
Edifícios inteligentes são extremamente eficientes em termos energéticos promovendo a todos os que nele habitam e trabalham um ambiente que não seja apenas conforto e eficiência, mas também que se permita adaptar às necessidades e exigências em qualquer momento. A automação de última geração da WAGO permite potenciar a diminuição de custos e aumentar a proteção dos edifícios com oferta de soluções que respondem às exigências mais recente da tecnologia cibernética e de segurança.
Esta tecnologia está preparada para responder a qualquer abordagem, seja qual for o tipo de construção - habitação própria, edifícios comerciais, escritórios, aeroportos, shopping centers ou instalações industriais - tanto ao nível de segurança quanto ao nível da eficiência energética otimizada. Os projetos atuais demonstram que a automação pode reduzir o consumo de energia de um edifício de escritórios em até um terço.
A sua implementação requer novos métodos e tecnologias, redes inovadoras e uma forma modernizada de trabalhar em conjunto. Na automação, a melhor solução é aquela que é aberta e flexível.
Métodos e tecnologias
A cooperação interdisciplinar e a digitalização abrem portas para o edifício inteligente. Descubra quais as abordagens que pode utilizar para atingir o seu objetivo e como cada uma funciona:
Dados, ferramentas de software e interfaces
Com o smartDATA, a WAGO oferece aos clientes o fluxo de dados contínuo, as ferramentas de software e interfaces que são necessárias para os processos. Esses processos incluem o plano elétrico e mecânico, bem como a encomenda e produção de produtos configurados ou individuais.
Ligação em nuvem
Podemos definir a ligação em nuvem, - também conhecida como Cloud computing – como um tipo de tecnologia que disponibiliza remotamente o processamento, armazenagem, partilha e a gestão de dados, por meio de uma rede - internet - para que todos os utilizadores tenham acesso, sejam eles privados ou empresariais.
Ao utilizar este recurso, os computadores e dispositivos não necessitam mais de armazenar grandes quantidades de informação, o que implica um aumento da capacidade de operação.
Gestão de iluminação
A gestão de iluminação inteligente da WAGO é a solução ideal para o controle da iluminação em espaços amplos, instalações de produção ou armazéns. Os sistemas de gestão de energia da Wago utilizam uma combinação de hardware predefinido e software intuitivo que facilita a conceção e colocação em funcionamento de novos sistemas de iluminação, enquanto oferece inúmeras vantagens na intervenção.