EnOcean simplifica a reabilitação de edifícios

EnOcean simplifica a reabilitação de edifícios

08/07/2020

Com o aumento da densidade populacional nos grandes centros urbanos, o espaço para construir novos edifícios torna-se num desafio cada vez maior devido à falta do mesmo. Com esta grande dificuldade, o mercado da reabilitação é uma área com enorme potencial de desenvolvimento.

Uma das definições de reabilitação é o conjunto das intervenções destinadas a proporcionar um desempenho compatível com as exigências contemporâneas e estabelecer um compromisso entre a identidade original e a que resulta da própria reabilitação.

A noção de sustentabilidade tem de incorporar valores que habitualmente não são considerados tais como, proteção ambiental, consumos energéticos entre outros.

O projeto de reabilitação de edifícios abrange todo um conjunto de especialidades que vão desde a sua estrutura principal até à remodelação dos sistemas de iluminação, neste caso devendo focar-se nas características de eficiência energética do edifício, respeitando a legislação em vigor.

A iluminação e o seu controlo têm atualmente um papel muito importante quer do ponto de vista estético, mas também na segurança de pessoas, e no nível de eficiência energética que esse mesmo edifício passará a ter.

A iluminação constitui um dos principais fatores condicionantes da qualidade ambiental no interior dos edifícios. A sua principal função consiste em proporcionar um ambiente visual interior adequado, assegurando as condições de iluminação necessárias à realização das atividades visuais.

São várias as soluções que podem ser implementadas, sendo uma das mais simples a opção da tecnologia Enocean.

A tecnologia EnOcean é uma tecnologia sem fios de captação de energia usada principalmente em sistemas de automação de edifícios (building automation) e também é usada em outras aplicações na indústria, transporte, logística e habitações.

Termos a possibilidade de controlar a luz muito para além do simples ligar e desligar de um interruptor, permite-nos estabelecer ambientes confortáveis, adaptados a cada utilização e em cada momento.

 Este controlo poderá ser feito de várias formas, desde o modo automático sem que nada tenhamos de fazer para ligar ou desligar a luz, até por interruptores inteligentes que regulam a iluminação e executam cenários com diversos níveis de iluminação e configurações, até ao controlo através de uma aplicação num smartphone.

Com a utilização de interruptores com esta tecnologia, não existe a necessidade de se instalar cablagem, rentabilizando o tempo de instalação e poupando nos materiais que necessitam de ser adquiridos, veja aqui

A utilização destes interruptores pressupõe um sistema de controlo com um módulo EnOcean que comunica através de gateways com protocolos de comunicação tais como KNX e BACnet para receber os sinais dos interruptores.

Este é um sistema simples de implementar, com a qual o se pode realizar o controlo da iluminação e a configuração de cenários.

A solução ideal quando se pretende a flexibilização da instalação e um controlo integrado de toda a instalação, numa área de construção como é a reabilitação em que soluções, que não necessitem de instalação de cablagem nova são uma mais valia.

Fiquem Bem!

Marco Almeida