Light-Performer uma ferramenta gratuita que simplifica o projeto luminotécnico.

Light-Performer uma ferramenta gratuita que simplifica o projeto luminotécnico.

08/10/2020

Ao longo dos 13 anos que estou a trabalhar na Morgado & Ca / Performance In Lighting Portugal, já tive o privilégio de realizar estudos luminotécnicos para as mais diversas tipologias de instalações, desde estádios de futebol até courts de ténis, de lojas de cadeias de roupa até supermercados, de moradias unifamiliares até unidades hoteleiras.

Para estes estudos luminotécnicos utilizei sempre softwares de cálculo mais complexos, onde felizmente estava sempre suportado por uma base de dados das nossas representadas de iluminação que disponibilizam de forma gratuíta todas as curvas fotométricas, quer diretamente no nosso site, quer através de um plugin que pode ser descarregado para Dialux ou Relux.

Desta forma, facilmente conseguimos escolher e adequar a melhor solução de iluminação ao espaço que nos propomos a iluminar.

As maiores dificuldades com que me deparava era na altura de elaborar estudos luminotécnicos onde fosse necessário realizar linhas contínuas ou com configurações customizadas, pois não tinha curvas para utilizar nos softwares de cálculo.

Foi por isso uma grande ajuda quando a Performance In Lighting desenvolveu o Light-performer, um software / app que, para além de nos dar acesso às curvas standard dos produtos existentes no catálogo, introduziu também a ferramenta de criação de soluções de iluminação customizadas.

Dentro das opções disponibilizadas para as customizações, podemos optar por linhas contínuas, em “L”, em “U”, em “Z”, em “S”, em Quadrado, em “T” ou em “X”, com difusor opalino ou microprismático, de montagem saliente, embebida ou encastrada, temperatura de cor 3000K ou 4000K, com driver On/Off ou DALI, com alto ou baixo fluxo, as medidas pretendidas de comprimento dos vários elementos da configuração e o RAL da cor da estrutura da luminária customizada.

Todo este processo é feito através de um menu muito intuitivo que passo a passo nos faz percorrer todos os menus de configuração da solução pretendida.

O Light-performer possui configurador também de luminárias de escritório para suspensão sobre as mesas de reunião ou de trabalho, bem como um configurador para iluminação de superfícies comerciais.

Nesta última opção, temos disponível um configurador para linhas contínuas, salientes ou suspensas, com 3 tipos de óticas (dupla assimétria, simétrica 60º e simétrica 110º), temperatura de cor 3000K ou 4000K, com driver On/Off ou DALI e 6 potências diferentes de módulos Led, que podem ser utilizados na configuração.

Depois de escolhermos a tipologia de instalação e seguirmos todos os passos de configuração da luminária pretendida o software vai originar a luminária correspondente às nossas opções e apresenta um desenho dessa luminária já com a indicação do respetivo preço de tabela para essa luminária.

Podemos depois exportar a ficha de dados da luminária que acabamos de criar, as instruções de instalação, texto com as especificações da luminária, ficheiro DXF para utilização em software CAD e exportação dos ficheiros LDT, ULD ou ROLF consoante o software de cálculo luminotécnico que vamos utilizar.

Caso necessitemos de fazer mais que uma luminária customizada para o mesmo projeto de iluminação, podemos gravar o nosso trabalho e iniciar uma nova configuração dentro da mesma pasta da configuração anterior.

A grande vantagem desta opção é que no final quando exportarmos os dados do projeto, vamos ter uma memória descritiva com as várias luminárias que criamos, já com a indicação do preço de tabela global das várias soluções criadas.

Para alguém como eu que tenho de realizar o cálculo luminotécnico, tendo acesso a estes ficheiros LDT, ULD ou ROLF das soluções customizadas que criamos, posso iniciar o meu trabalho de cálculo no software (Dialux ou Relux) importando estas curvas fotométricas diretamente para os softwares de cálculo, conseguindo assim, um estudo luminotécnico com valores credíveis para estas soluções que criamos.

Como prova da facilidade de utilização e da inovação que este software veio trazer a todos os profissionais da iluminação e utilizadores comuns, este software / App venceu o prestigioso iF DESIGN AWARD na disciplina Communication, Apps / Software.

O prémio é organizado todos os anos pelo International Forum Design GmbH, a mais renomada organização independente de design a nível mundial, com sede em Hannover.

LIGHT-PERFORMER® foi selecionado por um júri de 63 especialistas provenientes de todo o mundo graças à clareza e facilidade de utilização que permitem configurar o próprio sistema luminotécnico de forma intuitiva e em poucos passos simples. A seleção foi aguerrida: mais de 6400 participantes de 54 países diferentes.

O Light-performer tem também disponível, para os utilizadores que não dominem os conceitos de iluminação e de cálculo luminotécnico, um simulador de cálculo de iluminação básico.

Este cálculo realizado dentro do light-performer é bastante simples, permitindo apenas simulações para espaços retangulares, para cálculos de espaços mais complexos com diferentes configurações será necessário a utilização de um software de cálculo mais complexo (ex. Dialux / Relux).

Convido a todos para entrarem no nosso site e a explorar todas as potencialidades desta ferramenta imprescindível a todos os profissionais de iluminação.

Fiquem bem!!!

Luis Cunha