Como podem as empresas enfrentar a crise económica proveniente do Covid-19?

Como podem as empresas enfrentar a crise económica proveniente do Covid-19?

30/09/2020

Os efeitos negativos da pandemia COVID-19, desde o confinamento ao fecho da atividade de várias empresas, tiveram repercussões nos principais setores da economia incluindo o setor de material elétrico.

Algumas empresas estão a aproveitar as oportunidades provenientes desta nova realidade e adaptaram a sua atividade para a produção de equipamentos de saúde pública.

Os setores de construção e materiais elétricos conseguiram manter a sua atividade assegurando os postos de trabalho dos seus colaboradores contribuindo positivamente para a economia do país.

Os equipamentos produzidos a pensar na saúde, também estiveram e estão sempre presentes com ofertas diferenciadas e várias soluções.

Abaixo se enumeram algumas alterações que nos podem auxiliar a todos neste momento tão delicado, tais como:

  • Revisão do modelo de negócio e abertura para adaptações internas da empresa, se necessário;
  • O confinamento “obrigou” as pessoas a ficar em casa, a parar. Ainda que muitas pessoas já tenham regressado ao ritmo de trabalho habitual, continua a ser uma ótima altura para desenvolver e melhorar o relacionamento através das redes sociais, hoje esta é uma grande realidade, seja com contactos existentes ou novos contatos;
  • A insegurança relacionada com a saúde pública que o mercado global sentiu e continua a sentir, bem como os problemas consequentes das encomendas provenientes da China devido ao bloqueio na alfândega derivado da pandemia da Covid-19. Este facto trouxe um ruido na relação entre os países, o que pode muito bem significar uma oportunidade para os fabricantes nacionais se assumirem como exportadores a uma escala global.

Um olhar mais atento nos setores da construção e do material elétrico. Estes foram um dos setores de atividade onde o impacto da pandemia não causou tantos efeitos negativos, uma vez que as obras, em regra geral, não paralisaram e por isso conseguiram num ambiente de incerteza transmitir segurança.

Também o setor da Iluminação sofre um grande abalo. A sua forte vocação exportadora, a indústria de iluminação nacional é um setor cuja promoção internacional é principalmente efetuada através da participação nas feiras internacionais, que devido a toda esta conjuntura se viram forçados a suspender e/ ou mesmo cancelar.

Tudo isto acarretou um cem número de ações que levaram à redução, cancelamento ou diminuição das encomendas, constituindo assim uma das maiores dificuldades presentes vividas nas empresas do setor.

Impacto do Covid-19

No momento em que nos encontramos de controlo e monitorização da pandemia, é difícil analisar rigorosamente qual foi, ou qual será o impacto económico desta crise em qualquer que seja o setor de atividade.

No setor da construção, contrariamente ao que se verificou na maioria dos países, as obras continuaram e asseguraram o funcionamento dos edifícios e a possibilidade de manter as casas mais seguras nesta altura tão crítica.

Seja em obras grandes ou pequenas, na construção, reparação ou distribuição de materiais, o papel de todos os intervenientes no setor da construção foi crucial para enfrentar as dificuldades e manter o setor em boa saúde.

Embora a pandemia ainda seja uma realidade presente na vida de todos nós, é necessário retomar a atividade e fortalecer as nossas equipas de trabalho, a nossa economia, superando assim as maiores dificuldades comuns à maioria das empresas com a elaboração de um planeamento capaz de dar resposta a esta nova fase.

Dois fatores decisivos nesta altura são principalmente a procura do consumidor final e o fornecimento dos fabricantes, o que implica um melhor planeamento das ações no que toca ao atendimento e prestação de serviços mais personalizado, a criação de soluções à medida do cliente, a ligação da marca mais Humana por forma a criar um sentimento de proximidade entre a oferta e a procura.

 Outro fator que temos de levar em linha de conta é a diminuição dos rendimentos e da instabilidade dos empregos de muitas famílias, que evidentemente vai ter repercussões na procura.

Aqui ficam algumas sugestões de como fazer face ao momento atual:

  • Planificação das ações estratégicas com maior regularidade e com carácter objetivo;
  • Reinventar ações;
  • Reajustar processos;
  • Negociar com as instituições financeiras adiamentos do prazo de pagamento das obrigações financeiras, bem como linhas de crédito específicas;
  • E outras dependendo do setor de atividade a que digam respeito.

Fiquem bem e usem da vossa criatividade!

Morgado & Ca um parceiro na expansão do seu negócio.

Gustavo Mendes